Irmão do ministro da Economia suspenso no caso de desv¡o de 48 milhões na LAM…ver mais

IRMÃO DO MINISTRO DA ECONOMIA ENTRE OS SUSPENS0S NO ESCÂNDALO DE DESVIO DE 48 MILHÕES NA LAM
As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) voltam a ser abaladas por um escândal0 financeiro de grandes proporções. A Comissão de Gestão e o Conselho de Administração da companhia suspender4m o Diretor Financeiro, Clérgio Muhate, juntamente com quatro outros quadros seniores, após um inquérito interno revelar o desvio de 48 milhões de meticais através de faturas fals4s de serviços de tradução de documentos administrativos, envolvendo a empresa Prime Traduções.
Clérgio Muhate é irmão do ministro da Economia, Basílio Muhate. O dirigente terá tentado justificar a sua suspensã0 alegando estar a ser alvo de uma “perseguição interna”, mas essa versão foi desment!da por denúnc!as de corrupçã0 institucionalizada na Direção Financeira da LAM, apontando para esquem4s de pagamentos indevidos e favorecimento a determinados funcionários.
Segundo informações apuradas, o esquema de 48 milhões de meticais incluía pagamentos ilíc!tos a quadros da própria LAM, processados fora da folha salarial e sustentados por serviços fictícios. O caso precipitou uma onda de suspensõ£s e despedimentos, que já afectou mais de 140 funcionários, no contexto do processo de reestruturação interna da transportadora aérea. (Evidências)







