União Europa envia 60 milhões para ajudar norte de Moçam..ver mais

UNIÃO EUROPEIA DISPONIBILIZA CERCA DE 60 MILHÕES DE METICAIS EM AJUDA HUMANITÁRIA PARA O NORTE DE de MOÇAMBIQUE
A União Europeia (UE) anunciou a disponibilização de 800 mil euros, o equivalente a cerca de 60 milhões de meticais, para apoiar a resposta humanitária às crescentes necessidades no norte de Moçambique, resultantes da escalada de v!olência e da cr!se de deslocados na região.
Segundo o comunicado divulgado pela UE, a ajuda de emergência visa aliviar o sofr!mento das populações mais afectadas, evitar novas deslocações e reforçar a capacidade de resposta dos actores humanitários no terreno.
Desde Julho de 2025, os ataqu€s de grupos armad0s em Cabo Delgado intensificaram-se, provoc4ndo novas ondas de deslocamentos e agravand0 a cr!se humanitária. Estima-se que mais de 168 mil pessoas tenham sido deslocadas recentemente, elevando para 461 mil o total de deslocados apenas este ano. A situação é agrav4da pelos efeitos de três ciclones tropicais Chido, Dikeledi e Jude, que atingiram a região entre Dezembro e Março, afectando mais de 1,4 milhão de pessoas em 33 distritos de Cabo Delgado e Nampula.
De acordo com a nota, o financiamento europeu será aplicado no reforço da assistência de emergência multi-sectorial, com destaque para acolhimento, água, saneamento e higiene, beneficiando tanto os deslocados recentes quanto as populações que continuam em zonas de r!sco devido à insegurança ou à falta de acesso a uma realocação segura.
A União Europeia sublinha que o seu apoio humanitário tem como objectivo salvar vidas, aliviar o sofr!mento humano e preservar a dignidade das populações afectadas por cr!ses e catástrofes.







